Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Novidades Tecnologia
vte-tecnologia-banner-sol-blog

A espectroscopia do infravermelho

Em nosso cotidiano lidamos o tempo todo com vários tipos de radiações, sendo que cada uma delas possui um tipo de comprimento de onda e, consequentemente, uma energia diferente da outra. As radiações que são mais claramente percebidas são as cores, que ficam na região do visível. Mas conforme o espectro eletromagnético abaixo mostra, existem também outros tipos de radiações, e uma delas, que fica na região invisível aos nossos olhos, é a radiação infravermelha (IV).

“Raios infravermelhos”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/raios-infravermelhos.htm.
– FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas.

Os raios IV possuem comprimento de onda entre 700 nm e 50 000 nm. Visto que o comprimento de onda é inversamente proporcional à energia, esse tipo de radiação é de baixa energia, que fica na faixa de energia necessária para fazer os átomos de uma substância vibrarem sem provocar uma reação, portanto, ela é uma radiação não ionizante.

 

vte-tecnologia-banner-sol-blog01

 

Esse tipo de radiação é emitido por objetos quentes, como o Sol. 

Todo corpo, inclusive o humano, é emissor de radiações infravermelhas. Quanto maior a temperatura, maior é a emissão dessas radiações, e o ser humano sente melhor a presença desse tipo de radiação quando elas são bem intensas, pois liberam calor. O ferro de passar roupa e o aquecedor são exemplos de equipamentos que emitem na faixa do infravermelho.

As lâmpadas infravermelhas usam dessa radiação para ativar a circulação sanguínea e diminuir processos inflamatórios. As câmeras sensíveis ao infravermelho conseguem mostrar as áreas mais quentes dos corpos, que ficam nas cores amarelo e laranja.

Leia na íntegra em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/raios-infravermelhos.htm

Autor

webmaster

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *