Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Conhecimento Novidades Tecnologia
vte-tecnologia-padre-landel-de-moura-blog

padre Landell de Moura

Conheça o legado do padre Landell de Moura, pioneiro das telecomunicações

O Padre Roberto Landell de Moura, foi um cientista e inventor brasileiro que nasceu na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, em 21 de janeiro de 1861, filho do capitão do Exército e grande comerciante de carvão Inácio José Ferreira de Moura e de Sara Mariana Landell, ambos de tradicionais famílias gaúchas, mais conhecido pelos seus estudos na ciência da telecomunicação.

Reconhecido por vários pesquisadores como o primeiro a conseguir a transmissão de som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas , o que mais tarde, deu origem ao telefone e ao rádio.

Amanda Amorim e Gabriela Figueiredo – (1º semestre)

O pesquisador brasileiro Landell de Moura obteve em 1904, a patente de suas invenções nos Estados Unidos, recebendo uma documentação sólida a respeito da data dos primeiros experimentos, alcançando seu reconhecimento internacional, onde “entusiasmou os meios científicos norte-americanos com seus inventos, entre os quais os três mais importantes para o mundo: o Telefone sem fio, o Telégrafo sem fio e o Transmissor de ondas.

Era tão revolucionária suas pesquisas que o escritório de patentes de Washington, “The Patent Office”, não ficou satisfeito com a exposição teórica de seu requerimento e só concedeu a patente após a apresentação de um modelo do aparelho, para demonstrações práticas.

vte-tecnologia-banner-padre-landell-de-moura-blog03

 

Mesmo com todas as provas existentes, o pesquisador gaúcho ainda é desconhecido pela comunidade científica e pela maioria do povo brasileiro e, também, no exterior. Mesmo com patentes obtidas no Estados Unidos, publicações em jornais e testemunhas que presenciaram seus feitos, Landell de Moura ainda tinha que implorar ao Governo de seu País o mínimo de respeito e compreensão aos seus estudos.

Depois de tantas desilusões, Landell de Moura resolveu abandonar suas pesquisas e se dedicar exclusivamente ao sacerdócio, tornando-se Monsenhor. Mas, mesmo sem o reconhecimento, deixou seu legado como precursor da transmissão sem fio e uma legião de pesquisadores que não deixam seus estudos cair no obscurantismo dos governos e ciência brasileira.

Autor

webmaster

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *